Memorial Virtual do Grupo I - Wiki


A oportunidade de desenvolver um trabalho em grupo à distância é certamente um exercício excitante e desafiante ao mesmo tempo, envolve uma série de habilidades, inclusive é necessário uma administração formidável do tempo, até porque temos que conciliar o nosso tempo com os integrantes do grupo.
Fomos muito felizes na escolha do grupo e de forma especial da nossa coordenadora, que realmente fez jus ao título e conduziu brilhantemente o mesmo.
De forma cronológica apontaremos as principais etapas na construção da wiki realizada pelo grupo. Inicialmente, fizemos contato entre os integrantes e escolhemos a coordenadora, que por votos unânimes foi a colega Zilda Cristina Ventura F. Gonçalves, ou carinhosamente, a dedicada Cris, que desde então vem conduzindo os trabalhos de forma dinâmica e ativa.
A partir deste momento, iniciamos discussões sobre as possibilidades de apresentação e análise de material coletado pelos colegas, que inclusive foi riquíssimo em diversidade e qualidade, inclusive com possibilidades de imagens para ilustrarem melhor a apresentação.
As perguntas solicitadas pela tutora foram respondidas e enviadas. Alguns problemas que surgiram durante o projeto, relacionados ao envio de mensagens, inscrição no site onde se encontrava o Wiki ou sua edição, foram resolvidos durante o tempo em que durou o Seminário de forma tranquila e colaborativa.
Depois de um diálogo entre nós, optamos em criar um Wiki – nada melhor que utilizá-lo para demonstrar seu potencial –, por ser um tipo específico de coleção de documentos que permite a edição coletiva dos documentos com uma linguagem de marcação muito simples em hipertexto ou no software colaborativo usado para criá-lo e que faria com que conseguíssemos falar dele com “conhecimento de causa”. A princípio não houve uma distribuição de tarefas de forma imposta, mas sim ,um acordo entre os membros do grupo, pois nós, como responsáveis interessados na mediação do processo ensino/aprendizagem do aluno, e que estamos buscando ampliar nossos conhecimentos, envolvendo-nos para conhecer um pouco da vasta quantidade de recursos existentes - recursos que podem contribuir para as inúmeras possibilidades de aprender dinamizando o processo de ensino com qualidade – reconhecemos a importância do assunto que nos foi determinado: o Wiki.

A colega Camila trouxe para o fórum as vantagens e desvantagens do uso da ferramenta wiki, já as colegas Euzébia e Andréia, textos contendo informações sobre definição e uso da wiki, como deve ser utilizada para o ensino e exemplos desta construção.
Outros recursos utilizados durante a coleta de material foram os vídeos trazidos por Adriana, que além de trazerem termos de definição, ensinavam minuciosamente como construir uma wiki, além da elaboração de um resumo por Ângela, da apostila que trata das principais ferramentas virtuais.
No segundo momento, o da elaboração, tentamos dividir as tarefas para que não sobrecarregasse ninguém, até porque nesta fase todos já estávamos cientes de todo material, assim, dividir não significaria fragmentar o aprendizado, somente uma forma de organizar e executar melhor a apresentação.
Desta forma, Adriana ficou com a Apresentação, além do resumo dos vídeos, Andréia com o tema “Como fazer uma Wiki: Régras de uso (direitos autorais); Formas de criação (online-offline) – programas”, Euzébia e Ângela com alguns questionamentos sobre Wiki, tais como “O que é (com um brevíssimo histórico)”; “Para que serve: importância/impacto na educação”; “Como pode ser usada - objetivo (pedagogicamente)”; “Vantagens e Desvantagens”; “Processo de Aprendizagem dos Alunos usando a Wiki (estímulos)”; “Wiki Online e Offline - aplicação na educação”, e Camila, Ana Paula pelos tópicos “Anexos” (juntar todos os links citados aqui; resumo dos vídeos e seus links) e “postagem de um projeto”(s) - pode ser um "nosso" e alguns "modelos"/links se houver na web disponíveis,sendo que Ana Paula optou por escrever o Relatório (fase 1, 2 e 3), que teve a participação na elaboração da colega Angela.
Na fase de apresentação, quatro perguntas foram norteadas dos questionamentos realizados pelo grupo, sendo elas: “Uma Wiki pode ser aplicada em qualquer nível de ensino/série?”, “É um recurso de uso específico ou podemos utilizá-lo em qualquer situação (educacional ou não)”, “Quais as similaridades (ou vantagens) e diferenças (ou desvantagens) em comparação com um Blog?”, “Que aplicação você consegue ver para ele com seus alunos?”. Durante o momento de visitas, recebemos a participação de Cristine Moura, Maria de Fátima Pereira, que tentou responder ao primeiro questionamento; outra visitante foi Maria de Fátima Rúbio, que trouxe a diferença entre blog e wiki; Marlene trouxe um questionamento para nosso grupo, a saber, sobre o uso prático da wiki na sala de aula, que foi respondido pela colega do grupo 1 Camila. Por fim, Maria Inez dividiu com nosso grupo sua experiência com wiki, inclusive para a construção do seu trabalho, o que também foi dito por Stella, que acrescentou que o coordenador do grupo disponibilizou a wiki como forma de comunicação do grupo 5.
No tocante às nossas manifestações no trabalho da equipe dois, vários integrantes interagiram com o citado grupo, Andreia, Cris, Adriana, Euzébia, Camila e Ana Paula, todas manifestando suas considerações sobre o trabalho realizado por eles, a saber, construção de um podcast, além de dialogarem sobre o questionamento apontado por Suely.
Todas componentes da equipe se empenharam ao máximo. Fizeram pesquisas na web, postando links, imagens, sites, reportagens, vídeos. À noite, por telefone, por diversas vezes nós nos comunicamos. E, na medida que encontrávamos algo novo, fazíamos postagens, onde todas acompanhavam o que estava sendo feito, e com a liberdade necessária, eram feitas as correções, melhoras ou acréscimos nas novidades encontradas. Nossa comunicação via mensagens e email também foi intensa.
Após aprendermos mais sobre essa interface de aprendizagem, chegamos a diversas conclusões, dentre elas a importância de seu possível uso em sala de aula. Vale ressaltar que para obter sucesso no uso da tecnologia como ferramenta pedagógica é necessário mudar a mentalidade do uso das tecnologias na educação. Se não houver um plano completo da escola – com infra-estrutura, laboratórios e aulas de informática (ainda que o wiki não necessite conhecimentos avançados no assunto), treinamento dos professores sobre os processos de uso do wiki e a incorporação em toda a escolha da ferramenta – a tendência é o fracasso e desistência do uso.
Acreditamos que durante todo o tempo, trabalhamos de forma comprometida, cooperativa e responsável.